Fresh Vegetables In Famous Outdoor Market In Rome - Menuzinho - Orgânico ou não orgânico, eis a questão.

Orgânico ou não orgânico, eis a questão.

Muito se tem falado sobre pesticidas, agrotóxicos e alimentos orgânicos. É muita discussão sobre o tema e às vezes nos perdemos e já não sabemos mais o que fazer nem quais produtos escolher. Afinal, o que são os produtos orgânicos? Vale a pena deixar de comprar meus produtos de costume, no meu lugar de costume e procurar substituí-los por alimentos orgânicos?

Primeiramente, para entender melhor o assunto e poder tomar uma decisão, vamos ver o que são os alimentos orgânicos: são aqueles produzidos com técnicas que respeitem o meio ambiente (a água, o ar e os solos) e não coloquem em risco a saúde do produtor nem do consumidor.

Os alimentos são produzidos sem insumos artificiais (adubos químicos), agrotóxicos, drogas veterinárias, aditivos sintéticos (corantes, emulsificantes e aromatizantes), hormônios, antibióticos ou produtos trangênicos.

Lembra daqueles pés de manga, goiaba, jabuticaba ou pitanga nos quintais das casas? Era só ir lá e apanhar uma fruta fresquinha. Então, não se falava mas eram orgânicas! O problema é que não estão disponíveis em variedade nem quantidade necessárias para atender toda a demanda. E claro, os alimentos orgâncos não estão restritos às frutas e verduras, mas incluem carnes, ovos e até alimentos processados, os quais usam apenas ingredientes orgânicos.

Já os demais alimentos são produzidos por meio das técnicas convencionais e usam aditivos químicos, pesticidas e herbicidas (agrotóxicos) para controle de pragas e doenças. Há um grande debate acerca da segurança no uso de agrotóxicos, do nível de interferência na saúde das pessoas e da poluição e degradação do meio ambiente. Existe uma corrente que afirma que quantidades delimitadas de agrotóxico não comprometem a saúde humana e há estudos pró e contra essa afirmação.

Nós, do Menuzinho, acreditamos que não há quantidade segura de veneno que possa ser ingerida, nem por adultos e muito menos por crianças. Por isso, recomendamos que, na medida do possível, todos optem por alimentos orgânicos, porque além de serem mais saudáveis, são mais gostosos.

Nós sabemos que nem sempre temos acesso aos orgânicos e que, muitas vezes, são mais caros do que o mesmo alimento não orgânico, mas cada um faz de acordo com suas possibilidades. Podemos pensar em trocas ou substituições, em dar preferências aos produtos da época, por exemplo.

Outra boa opção é procurar por feiras de agricultores locais que vendem direto do produtor e aí os preços são bem melhores e muitas vezes muito mais baratos do que os mesmos alimentos não orgânicos no supermercado! Quase todas as cidades possuem feiras com produtos orgânicos e para facilitar existe uma plataforma que mostra as feiras orgânicas mais próximas de sua casa: https://feirasorganicas.org.br//

Agora ficou mais fácil comprar produtos orgânicos e invetir na sua saúde e de sua família! Todos podemos também sugerir que os restaurantes invistam em alimentos orgânicos e informar que nem sempre isso é sinônimo de aumento de custos.

Boa sorte para todos em encontrar a feira orgânica mais perto de você!!

 

Editor de Conteudo

Olá, meu nome é Menugibberish e sou o editor do blog do Menuzinho. Observando os maus hábitos crescentes de alimentação na Terra, decidi aceitar o convite do Menuzinho para editar o blog escrevendo sobre bons hábitos alimentares para as crianças de seu planeta. Espero que gostem.